23 janeiro 2012

Fala K-IAU # 2

Ouça o segundo programa Fala K-iau:


Produzido pela Assessoria de Comunicação Colaborativa do 5º K-iau em Cena.
Locutores: Agda Bali e Raphael Barreto

Dia 23 - Espetáculo: Terra



Espetáculo: Terra
Grupo: Ícaros do Vale – Araçuaí/MG
23 de janeiro de 2012 – Segunda às 20h

Baseado na obra de Ferreira Gullar, o espetáculo conta a história de um lavrador que reage à exploração do fazendeiro e, por esta razão, é condenado a vagar pelo sertão, pois não encontra ninguém que lhe dê emprego. Quando resolve matar a mulher, os filhos e a si próprio, encontra Chico Vaqueiro, que o conduz ás ligas camponesas.

Na montagem, o grupo aborda a luta de classes e organizações em defesa da vida, contra a ideologia dominante que tem mantido o Vale do Jequitinhonha eminentemente rural, com séculos de atraso em relação as conquistas sociais. A política da ditadura do boi refletindo profundamente sobre o êxodo rural na região.

Não Perca: O mais novo espetáculo do Grupo Ícaros do Vale faz a sua estréia oficial no 5° K-iau em Cena.

Fundado em 1996, o Ícaros monta trabalhos com uma linguagem própria e elementos bem típicos do Jequitinhonha, o grupo leva o público a refletir sobre temas importantes para a região como a mortalidade infantil e a valorização da cultura local. Em 2008 integrou a III Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo no Centro Cultural São Paulo.
A companhia coleciona diversos prêmios em festivais em todo o Brasil. 

Duração: 60 minutos - Recomendação: Livre

Em cena com você # 2 - dia 22/01/12


Foto: Laís Oliveira


Por: Dionísio Santana e Mayrane Borges


A segunda noite do k-iau  foi um sucesso, o publico compareceu em peso!  Com um ótimo jogo de iluminação, o espetáculo Édipo Rei, interpretado pelo grupo Teatro Andante, começa silencioso em um tom de mistério, mas logo o silencio é quebrado e todo o espaço é tomado por sons e vozes. No desenrolar da peça estamos todos com a atenção voltada para o espetáculo com grande curiosidade e ansiedade para saber o que havia por vir.

Os artistas Angela Mourão, Beto Militani, Gladys Rodrigues e Glauco Mattos, dirigidos por Marcelo Bones, apresentam em um palco central com toda a platéia organizada de forma circular, usam pernas de pau e diversos instrumentos.

A obra é baseada a em uma tragédia grega milenar conhecida por todo o mundo. A historia de  Édipo que mata o próprio pai e se casa com sua mãe, tem quatro filhos com ela e se torna rei. Ao descobrir tal coisa, ele se sente decepcionado com si mesmo e perfura os próprios olhos derramando sangue e remorso.


____________________________________


Ouça a entrevista feita com o grupo Teatro Andante à Rádio Vale FM,  Araçuaí: 

# 1 Boletim informativo do 5º K-IAU em cena # 1


VIVA, TAMBÉM A SUA PRÓPRIA CENA EM ARAÇUAÍ – Dicas para os visitantes



Por: Anselmo Júnior 

A noite do pessoal que veio para o K-IAU EM CENA já está salva. Além dos espetáculos na parte interna do Luz da Lua, após os espetáculos tem o barzinho, com música ao vivo. E entre uma dose de cachaça tesourinha ou melodia, e outra, vem a pergunta: o que fazer de dia em Araçuaí?

Para quem não é da cidade , ou quem não está acostumado, a reclamação parece ser unânime. Todos reclamam do calor e da “paradeira”. E nada melhor para acabar com o calor que cerveja gelada.  Junte isso a uma boa comida e espaço onde se pode conhecer de verdade o povo da cidade. O resultado dessa mistura é o Empório Canoeiro, que fica no Mercado Municipal.

Depois de beber e comer bem, lugar para relaxar e conversar não falta. As praças da cidade ganham por excelência nesse quesito. Porque jogar conversa fora embaixo da sombra de uma árvore, sentados num banquinho e tomando um copo imenso de sorvete, na Praça do Fórum e das Rosas têm sorveteria, é muito bom.

Seguindo com o tour, apresento-lhes a parte cultural de Araçuaí. A final de contas a cidade é referência no Vale por conta de seu artesanato, grupos teatrais e corais. Por exemplo, na Loja e Café Vale com Valor, pode-se encontrar a produção artesanal de todos os corais e grupos teatrais de Araçuaí. O espaço ainda conta com um café e livraria. O sanduíche natural, junto com o suco de tamarindo são simplesmente ótimos! Vale a pena provar o pão de queijo e o café. A loja ainda conta com exposições fotográficas.

Em artesanato ainda têm a Associação de Artesão de Araçuaí com os produtos dos artesãos locais. E a loja do Dedo de Gente – pertinho do Luz da Lua – tem esculturas em ferro e madeira, além de trabalhos com tecidos. Todos lindos!

Após as compras, quem visita Araçuaí, tem lugar certo para agradecer e apreciar boa arte. Dentre as igrejas da cidade, destaca-se a do Rosário, que é a sede da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos de Araçuaí. Nessa igreja acontece a Festa do Rosário. Expressão cultural e religiosa da cidade.

Enfim, talvez uma manhã ou este texto não sejam suficientes para descrever todas as atrações dessa cidade. K-IAU para aqueles que a conhecem, possui muitos outros atrativos esperando-lhe na próxima esquina! Saia de casa ou do hotel e confira!

# 2 Boletim Informativo do 5º K-IAU em Cena # 2