24 janeiro 2012

Em cena com você # 3

foto: Renata Delgado

Por: Dionizio Santana,Mayrane Borges 

Nessa segunda feira dia 23 de Janeiro, o grupo teatral regional Ícaros do Vale marca sua presença no festival nacional de teatro de Araçuaí com a apresentação da peça “TERRA”. O grupo apresenta a historia de João Boa Morte, um trabalhador rural sem chão, que trabalhava para um grande coronel latifundiário do nordeste brasileiro.  A peça cita fatos verídicos como, por exemplo, os massacres de El Dourado de Carajás (1996) e do Carandiru (1992) junto a Chacina da Candelária (1993), os quais deixaram inúmeros mortos e centenas de feridos.

O grupo usa músicas ao vivo que traz na letra todo o sofrimento e a luta dos trabalhadores, que mesmo no desespero encontram a Reforma agrária como saída para combater a exploração e todo o sofrimento. Por fim revela que a luta na verdade não continua em um palco ou em um cenário de rua, que a cada dia nasce mais um, mais dois, que a luta não morre e cresse a cada mês.

Logo após a apresentação teatral do Ícaros o evento se finaliza com o show ao vivo Luciano Amaral, Sandro Silva, Joana D’arc e participações especiais.  


foto: Renata Delgado

Fala K-IAU #3

Ouça o programa de Fala K-aiu que é transmitido todos na rádio Vale FM às 16hs, até o ultimo dia de espetáculos:


Produzido pela Assessoria de Comunicação Colaborativa do 5º K-iau em Cena.
Locutores: Agda Bali e Widller Raphael

# 3 Boletim Informativo do 5º K-IAU em Cena # 3


Dia 24 - Espetáculo: Vem Ver Boi



"Vem Ver Boi" tem na direção Lucílio Gomes, dramaturgia de Terezinha Lígia e direção musical de Amauri Tibo. O texto que foi sendo elaborado durante os laboratórios realizados para o espetáculo, e é um mosaico que retrata através da personagem Sá Dona a individualização do homem contemporâneo com suas mazelas políticas, existenciais e morais, mas também os valores culturais, em especial os festejos de Boi que permeiam todo o Brasil como fonte perene para mudanças de atitude, reacendendo nesse mesmo homem o desejo de se “ajuntar” para dançar, cantar e festejar.

Não Perca: Trinta anos dedicados a arte teatral. O Grupo Fibra de Montes Claros celebra estas três décadas com mais um belo espetáculo. «Vem ver Boi», apresenta uma narrativa moderna sobre o homem moderno, em meio às festas populares.

A peça lembra também as festas populares. O folclore do Norte de Minas aparece com a batida e as cores dos catopês. E com o balanço do boi bumbá.

Duração: 60 minutos - Recomendação: 16 anos