27 outubro 2009

Edição de 2006

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO
I K-IAU EM CENA
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO
DE ARAÇUAÍ/MG

A SENHORA DOS SONHOS DE CORDEL
Companhia de Teatro e Poesia Sem Máscaras
São José dos Campos/São Paulo

Espetáculo em linguagem de cordel que encena histórias do folclore brasileiro. Na primeira, Dois Palhaços nordestinos procuram a Alegria, que na vinda para o Sul caiu do caminhão pau-de-arara. Na seguinte, temos a história de um homem que sempre desprezou a moral e quando morre precisa convencer Jesus, Maria e o Diabo de que merece o Paraíso. A outra é a história de Helena que tinha o hábito de bater em sua mãe e foi praguejada por esta a virar cachorra até se arrepender.

MILKSHAKESPEARE

Cia de Teatro e poesia Sem Máscaras

São José dos Campos/São Paulo

Dois atores vão ao túmulo de Shakespeare e lá deparam com o próprio pedindo que desrespeitem-no, o fantasma ensina-os como ele gostaria de ser lembrado, como um autor popular e não erudito, e ensina-os a fazer de seus textos um evento com interação com as platéias mais leigas. Um grande “sarro” é tirado de cada texto de Shakespeare, tornando assim uma sátira aos que fazem de sua obra um “clássico” para atingir a elite e os eruditos intelectuais. O espetáculo é interativo, de rua, e com uma dinâmica circense.

AMOR POR ANEXINS

Jovens Atores do Brasil

Rio de Janeiro/RJ

Escrito por Artur Azevedo, o espetáculo “Amor por Anexins” retrata a história do homem Isaías, apaixonado pela viúva Inês, em busca de um casamento com sua amada. Porém, ela rejeita o amor desse homem que só consegue falar e escrever através de provérbios. Para aceitar o pedido, propõe a ele que consiga pedir sua mão sem falar por anexins.

AS MULATAS DE CHICO RODRIGUES

Deu Palla Cia de Arte

Belo Horizonte/Minas Gerais

Uma Companhia de teatro formada por três velhas solteironas e seu velho Pai chegam na cidade para apresentar o drama "Angústias de Um Coração Materno", que a todo momento é interrompido por forças sobrenaturais. O espetáculo é um musical, para rua e tem duração de uma hora.Em cena estão Renato Millani, Janaína Starling, Jader Correa, Margareth Serra. Fora de cena estão Riva Cupim, Daniela Cabral, Bel Martins e Sabará

CONCESSA TECENDO PROSA

Grupo Tripetrepe

Belo Horizonte/Minas Gerais

O espetáculo é um solo escrito e interpretado por Cida Mendes, com direção de Iolene de Stéfano. Uma comédia inteligente sobre o cotidiano de uma dona-de-casa simples e contestadora, que leva o público a refletir com humor sobre a simplicidade da vida, mesmo em um mundo globalizado. De caso em caso, a personagem vai tecendo sua prosa e revelando sua história que se mistura com a de milhares de brasileiros. Um texto construído com humor e poesia na medida para rir e emocionar, cativando platéias e todas as idades. O monólogo escrito e interpretado por Cida Mendes lhe rendeu o primeiro lugar no Prêmio Nacional Multishow de Humor, dado pela GLOBOSAT. Atuou na televisão nos programas: Turma do Didi, Escolinha do Barulho e algumas atuações no Programa Boa Noite Brasil

DITA ONÇA E CABRA RITA

Grupo Teatro da Terra

São José dos Campos/São Paulo

Para a montagem do espetáculo foi utilizado o brinquedo, a brincadeira de boneca, as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, as brincadeiras de rua como pega-pega, queimada, cabo de guerra, as histórias inventadas, as histórias de livro e inúmeras situações cômicas para compor esse espetáculo, seja na criação das cenas ou na composição do cenário, figurinos e adereços.

O texto, criado pelas atrizes Glauce Carvalho e Karina Muller com base na história escrita por Ruth Guimarães, utiliza a narrativa oral e outros estilos literários, como versos, trovas e pequenas frases rimadas que dão colorido e humor à história.

MAGIKAMERLUZA


The Pambazos Bros.

Uruguai/Argentina

A dupla de mágicos da Família Kamerluza faz intervenções malabarísticas (contact ball, rolling e malabarismo de fogo) e tentam dominar números clássicos de magia. Para isso, usam da comicidade, de um humor escrachado e da interação com a platéia para confrontar o “risco” de seus atrapalhados números.
“Magikamerluza” insere o público em sua fantasia, de uma maneira não impositiva. Assim, sendo parte do espetáculo, o público envolve-se com a ilusão criada, e por um breve espaço de tempo, a realidade torna-se irrelevante.

A complexidade da linguagem permite compreensão em diferentes níveis. Por conta disto, a cada apresentação, o grupo conquista um público mais eclético, que inclui crianças, jovens e adultos.

MEDÉIA

Téspis Cia. de Teatro

Itajaí/Santa Catarina

A Théspis Cia. de Teatro apresenta sua versão do mito de Medéia organizado num espetáculo ritualístico, em forma de monólogo. A tônica de Medéia é o amor transformado em ódio sobre-humano. A peça evolui de uma Medéia abatida pelo repúdio do marido, esposa traída que definha no leito, aparentemente conformada com a sorte, para uma mulher animada por um terrível desejo de vingança e extermínio, que não se detém diante do infanticídio para aniquilar completamente o marido.


COMMÉDIA DELL’ARTE ENSINA A PREPARAR A SOPA DE PEDRA

Cia de Teatro e Poesia Sem Máscaras

São José dos Campos/São Paulo

Um arlequim andarilho esfomeado encontra na estrada a casa de um velho avarento, nas tentativas frustradas de conseguir um bom prato de comida o espertalhão decide ensinar ao “pão-duro” uma receita de uma sopa que segundo ele, não se gasta nada para preparar. Uma grande confusão e trapalhadas entre os dois é instalada naquela casa medieval, mas um final surpreendente, emocionará a todos. Espetáculo em linguagem simples, porém usando os recursos estéticos da commédia dell’arte, extremamente colorido e festivo e com gestos e ações grandes e destacadas.

SUJOS

Grupo K

Blumenau/Santa Catarina

Jogos de poder. Amizade de dois mendigos. Vocabulário pobre, agressividade física e verbal. Relação de afetos extremos. Momentos de ternura infantil e de explosividade criminosa. Não há nomes. Não há lares. Não há famílias. A esperança é dilacerada com os dentes. Restam palavras toscas, risos breves, sons graves. Ironia é a moeda de troca. Mesmo os sonhos estão a um passo de se tornarem pesadelos. E a vida aguarda o momento exato para tentar uma virada.

O ALIENISTA

Cia Forte de Teatro

Belo Horizonte/Minas Gerais

O espetáculo é uma adaptação do conto homônimo de Machado de Assis, que conta a história de um médico que funda o primeiro hospício brasileiro e busca estabelecer a separação entre loucura e perfeito juízo na pequena vila de Itaguaí dos tempos coloniais. A adaptação teatral mantêm fidelidade ao sentido da obra, transformando a refinada ironia machadiana em “comicidade explícita”. Desta forma, torna a crítica do autor à sociedade ainda mais ferina.

PALHAÇOS À VISTA !!!

Circunstância Circo Teatro

Belo Horizonte/Minas Gerais

Dois palhaços andarilhos e seu fiel faxineiro mantém, à duras penas, as tradições e a dignidade de um cirquinho que herdaram. Buscando uma relação de aproximação com o público, experimentam o prazer de estar no centro do picadeiro, ser o rei da roda!Esta disputa saudável permite que cada um mostre o que sabe fazer de melhor. São malabaristas, acrobatas, músicos e poetas que perturbam, não raro, a ordem estabelecida com suas travessuras.


HISTÓRIAS DE PESCADORES


Companhia de Teatro Ícaros do Vale

Araçuaí/Minas Gerais

A peça é baseada na obra de Dorival Caymmi e na pesquisa da Cia. acerca da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, característica presente em todos os seus trabalhos. “História de pescadores” conta o amor de Rosa e Bento num contexto social dramático. A vida dos pescadores e as nossas também são expostas às incertezas da natureza e às oscilações do tempo... o drama e a força das mulheres que esperam nos fazem esperar também, a coragem e a esperança de quem parte nos invadem e a determinação econômica que sempre se faz presente em última instância, provoca a certeza de que a liberdade é a consciência da necessidade.

OS OLHOS MANSOS

Companhia de Teatro Ícaros do Vale

Araçuaí/Minas Gerais

Os olhos mansos é um espetáculo cênico-musical que mostra a mortalidade infantil no Vale do Jequitinhonha e seus rituais como: Cantos de Louvor à morte de anjos, incelências, batuquinhos onde de presépio em uma dramaturgia sertaneja. Aqui os personagens são anjos, fantasmas do imaginário doidos, profetas, mais acima de tudo humanos. Nesse enredo todos aguardam essa criança ao mesmo tempo os personagens vão expondo suas pobrezas e desgraças. Com citações de Guimarães rosa, o espetáculo evoca ao interior.


FOLIA DO SANTOS DE RÉUS

Grupo Zastrás

Mantenópolis/Espírito Santo

O grupo Zastrás vai para a rua mostrar o poder do teatro popular e suas manifestações como os provérbios,os versos e ditos populares que procuram realizar um julgamento cruel de seus personagens, os santos réus levados a expor suas fraquezas diante do publico,que é provocado a todo momento a refletir sobre o poder da língua de cada um.

EM CENA : BONECOS!

Grupo de Teatro de Bonecos Patati Patatá

Belo Horizonte/Minas Gerais

A encenação propõe levar o espectador ao mundo dos bonecos! Em uma atelier de confecção, as atrizes/manipuladoras demonstram de forma lúdica e instigante todo o processo do Teatro de Bonecos.

E são eles que falam de si próprios, de como gostam de ser manipulados, do que são feitos, e até mesmo de como se integram em um espetáculo.

Serão mostrados alguns tipos de bonecos e palcos tais como: bonecos tipo fantoches, bonecos de manipulação direta e bonecos de vara

PAPO DE ANJO

Cia Malarrumada

Belo Horizonte/Minas Gerais

Mendigos, crianças, vendedores, prostitutas...e um anjo. Mas não qualquer anjo. Quem fala aqui é o anjo Gabriel, cujos passeios pela praça na qual se encontram todas essas pessoas, faziam crescer dentro do peito seu desejo mais profundo: o de ser gente. Na história imaginada e representada pela Cia Malarrumada de Teatro - Projeto Pá na Rua do Galpão Cine Horto em Papo de Anjo , a rua é o lugar onde tudo acontece, não só para o ator e para as pessoas mas também para os anjos.

"Papo de Anjo” conta a história do pequeno Gabriel, um anjo que queria ser gente e desce à Terra, onde se encontra com muitas pessoas, diferentes mas, ao mesmo tempo, tão iguais na busca para encontrar o sentido de suas vidas. Gabriel tem que decidir, em apenas um dia, se volta para sua condição de anjo, ou se arrisca a viver como pobre mortal.

Nenhum comentário: