27 outubro 2009

Edição de 2007





PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO II "K-IAU EM CENA"
FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO
DE ARAÇUAÍ/MG


OLYMPIA


GRUPO TEATRO ANDANTE


BELO HORIZONTE/MG

Olympia se baseia na história da andarilha mais famosa do Brasil, que nas ruas de Ouro Preto encantava turistas, artistas e moradores da cidade contando à sua maneira, divertida e engraçada, histórjas do Brasil, de Minas e de Ouro Preto. Tinha amigos famosos: Vinícius de Morais, Rita Lee e Juscelino Kubistcheck. Se dizia noiva de Dom Pedro II, amante de Chico Rei, amiga de Tiradentes. O espetáculo trata de temas como a mulher, a solidão, a loucura e as fronteiras do jogo teatral.
Trabalho protagonizado pela atriz Ângela Mourão, sob a direção de Marcelo Bones

NÃO PERCA:Até agora o espetáculo soma quase 200 apresentações; incluindo temporadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e Buenos Aires, além de importantes festivais em todo o Brasil. Olympia foi o grande vencedor do Festival de Monólogos de Vitória, no Espírito Santo, com três prêmios. O espetáculo rodou ainda todo o Brasil através do projeto Palco Giratório do SESC-Nacional.

"PALHAÇADAS EM GERAL" (COM O GRANDE CELLO e FLORINA & FUSACA)

GRUPO TEATRO ANDANTE

BELO HORIZONTE/MG

Sempre metido em trapalhadas, seja com roupas normais ou com seu figurino, seja de "cara limpa" ou com nariz de palhaço, o palhaço Grande Cello tem sempre um olhar meio louco e um ritmo rápido e repetitivo. Marcelo Bones, o "dono" do Grande Cello, é diretor e professor de teatro, tendo sido um dos protagonistas da renovação da linguagem das artes cênicas em Minas Gerais. A diversão é mais que garantida com as atrizes Helena Mauro e Ângela Mourão e suas palhaças Florina e Fusaca em seu atrapalhado e divertidíssimo número musical.

NÃO PERCA: Um dos mais atuantes diretores do teatro mineiro, tem em seu currículo as montagens dos espetáculos "Musiclown" e "Por um Triz" com o Grupo Teatro Andante, "O Homem da Cabeça de Papelão" com o Grupo Trama, "O Beijo no Asfalto" com a Cia. Reviu a Volta e "Um Trem Chamado Desejo" do Grupo Galpão (Diretor Assistente), "O Último Inverno", com o Grupo Boca de Baco, em Londrina. Além de outras experiências didáticas, é professor do Curso de Formação Artística do Palácio das Artes. Já participou, como diretor e professor de festivais e encontros nacionais e internacionais de teatro. Em 2004, foi diretor do FIT-BH (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte), na edição que trouxe à capital mineira Peter Brook e a Trilogia do Teatro da Vertigem.

CUS CUS CIRKUS

DANIEL QUESADAS

CIDADE DO MÉXICO

O mexicano apresenta números de malabarismo, acrobacia e uma debochada magia. Seus principais talentos são para mímico e palhaço. O espetáculo atrai o público, inicialmente pela figura do artista, que pede aplausos e joga confetes em si mesmo com uma auto-ironia que é seu ponto forte. Não há uma estrutura dramática, mas números que aumentam em perigo e dificuldade. Vale pelas risadas que arranca de adultos e crianças.

NÃO PERCA: Inclui técnicas circenses como o malabarismo (contact ball, tochas e facões), equilibrismo (monociclo girafa e spinning ball) e mágica de manipulação, envolvendo tudo isso com muita improvisação de seu divertido clown.

O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO

GRUPO TRAMA DE TEATRO

BELO HORIZONTE/MG

Antenor, morador do País do Sol, sofre por ser rejeitado pela sociedade por não agir como todos os seus compatriotas. Mentir e agir de modo a tirar proveito das coisas são as regras deste país imaginário onde chove o ano inteiro.Pressionado, ele resolve deixar sua cabeça em conserto e coloca uma de papelão, fabricada em série. Com ela, passa a ser respeitado pela mentira, corrupção, ganância, falta de caráter, etc. - tornando-se, inclusive um respeitado político.Texto de João do Rio com adaptação de João das Neves e direção de Marcelo Bones. Elenco: Carlos Henrique, Epaminondas Reis e Glicério Rosário

NÃO PERCA: A montagem foi laureada com os prêmios de melhor espetáculo e melhor direção pela Associação Mineira de Produtores de Artes Cênicas (Amparc/Bonsucesso), em 2001; indicações, também, ao prêmio Sesc/Sated (edição2002) nas categorias de melhor espetáculo e melhor Ator.

Participou do Festival Nacional de Cataguases (2002), do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, FIT-BH-2002, do Festival Internacional de Londrina, FILO-2003. Com esta montagem o Grupo Trama de Teatro foi selecionado no projeto EnCena Brasil, no ano de 2002, participou do circuito Trilhas da Cultura, da Belo Mineira, por 13 cidades do sudeste, além de integrar o TEIA, circuito artístico com parcerias de universidades mineiras.

REALIDADE VIRTUAL

J.R MCNIVEN PRODUÇÕES

RIO DE JANEIRO/ RJ

O espetáculo faz sua estréia nacional no K-iau em Cena/2007.

Duas pessoas estão a espera de um carregamento que se atrasa. Enquanto aguardam, propõe o “ensaio” da chegada, conferência e montagem do “equipamento”. Este jogo vai ganhando tons cada vez mais absurdos e a imaginação vai tomando conta da cena, com realidade e fantasia se confundindo, conduzindo a história a um desfecho surpreendente.Direção de Cláudio Mendes e atuação de Mariana McNiven e Cláudio Mendes

NÃO PERCA: “Realidade Virtual” traz pela primeira vez o Brasil texto de Alan Arkin, conhecido entre nós pelo seu trabalho como ator de cinema em “Pequena Miss Sunshine”, pelo qual ganhou o Oscar de 2007, “Gattaca” e pelo brasileiro “O Que é Isso, Companheiro?”, de Bruno Barreto. Autor de diversos filmes e séries de TV americanas, Alan Arkin mostra neste texto sua faceta divertidíssima de autor teatral.

LAPIANAS - UM CASO DE AMOR COM A LAPA

J.R MCNIVEN

RIO DE JANEIRO/ RJ

O musical homenageia o tradicional bairro da Lapa, reduto da boemia carioca. A peça conta, no plano da memória, a história de amor entre um jornalista e uma prostituta, que se conhecem numa noite de Natal. A trama atravessa décadas, traçando um panorama da história do bairro desde os áureos tempos na década de 30 até os dias atuais.Direção e Texto de Cláudio Mendes e atuação de Mariana McNiven e Cláudio Mendes


NÃO PERCA: Espetáculo com os atores Mariana McNiven e Cláudio Mendes. Ela tem mestrado em arte dramática no Actor's Studio de Nova York e além de trabalhos em teatro e cinema fez algumas participações na TV entre eles a novela D.Beija (personagem D.Beija Criança) e o seriado Grande Sertão Veredas(Diadorim Criança). Cláudio trabalho em teatro com nomes como: Amir Haddad,Aderbal Freire Filho, Moacir Chaves, André Paes Leme, Luís Arthur Nunes e Ilo Krugli.nterpretou o papel do Delegado no "Sítio do Pica-Pau Amarelo” na TV Globo com direção de Carlos Manga.

TRAVESSURAS NA TRAVESSIA

CIA FORTE DE TEATRO

BELO HORIZONTE/MG

A divertida história do menino Felipinho e sua primeira “grande viagem” sozinho até a padaria em busca do pão dos seus sonhos e seus atrapalhados encontros com os personagens que o auxiliam em sua jornada, busca além de entreter, trabalhar conceitos que ajudam as crianças a se relacionarem com o mundo dos adultos, a partir das regras de boa convivência no trânsito. A montagem explora a interatividade e coloca as crianças no palco.Direção de Carlos Delgado e atuação de Gláucia Enes, Daniel Furtado e carlos Delgado

NÃO PERCA: Em 2007, integrou o III Estação em Movimento- Mostra de Teatro de Grupo de Minas Gerais, o Festival de Inverno deoão Monlevade/MG, foi selecionado para a Mostra Infantil de Artes Cênicas para Crianças de Belo Horizonte e integra o Circuito Trilhas da Cultura da Belgo Mineira se ap´resentando em diversas cidades de MG, ES E BA.


VÔ NA ONDA – A COMÉDIA

CIA CANDONGAS E OUTRAS FIRULAS

BELO HORIZONTE/MG

Com texto da própria Companhia e direção de Octávio Mendes, a peça conta a história do brasileiro José Maria Vona Onda que luta para conseguir um emprego. Na sua trajetória, ele vai na onda de vários personagens hilários e apronta diversas confusões. Esse espetáculo pode mudar a sua vida.

NÃO PERCA: O diretor Octavio Mendes é ator e autor paulistano, formado pela EAD-USP, também fundador da Terça Insana (onde interpreta a irmã Selma), foi indicado ao prêmio Shell como autor por “Sacrilégio”, participou de novelas e seriados em várias redes de TV.

A ARANHA ARRANHA A JARRA...

...A JARRA ARRANHA O TRAVA-LÍNGUA

CIA POP DE TEATRO CLÁSSICO

RIO DE JANEIRO/RJ

O espetáculo é composto por quadros independentes, cada um deles determinado por um trava-língua, que serve de base para a encenação. Dele surgem as circunstâncias, os personagens, a música e o jogo de interação com o público. Ao mesmo tempo em que chama atenção para a riqueza da nossa língua, amplia o vocabulário das crianças e desenvolve sua imaginação. Texto e direção: Demetrio Nicolau e no elenco: Amanda Paiva, Cecília Ripoll, Helena Marques e Patrícia Vazquez

NÃO PERCA: Eleito um dos 10 maiores espetáculos de 2005 pelo Jornal do Brasil e recomendado pela Veja Rio e Jornal O Globo.

TEM AREIA NO MAIÔ

AS MARIAS DA GRAÇA

RIO DE JANEIRO/RJ

É a história de cinco palhaças que resolvem ir à praia num belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Na praia As Marias fazem um strip-tease desfilando seus maiôs graciosos e divertidos. Enfrentam desastradamente, perigos no mar, chuvas de verão e claro, areia no maiô. Contam piadas, jogam frescobol, dançando coreografias ao som de Roberto Carlos e Rita Pavone, entre outros.Roteiro de Denise Crispun e direção de Beto Brown.

NÃO PERCA: Criado em 1992, para uma apresentação na rua, este espetáculo tem uma longa carreira que culminou no ano de 2000 com a turnée do Sesc / Palco Giratório em 10 cidades do Nordeste e Sul do Brasil e em 2003 com a participação no Festival de Palhaças do Principado de Andorra.

O HOMEM DA VACA E O PODER DA FORTUNA

GRUPO TEATRAL VOZES

ARAÇUAÍ/MG

A escolha de Ariano Suassuna foi devida ao confronto das realidades entre o nordeste brasileiro e o mineiro, cada um com suas particularidades, porém com riquíssima natureza do imaginário do povo. Encontra-se neste espetáculo três curtos dramas: O Poder da Fortuna, que nos remete a origem dos folhetos de Literatura de Cordel; O amor de Clara Menina com Dom Carlos de Alencar, de origem medieval e ibérica e Bumba-Meu-Boi, com gosto do bailado folclórico.Direção de Antônio Rodrigues.

NÃO PERCA: O Grupo já percorreu, com diversos trabalhos, do Oiapoque ao Chuí, levando sua arte a diversos cantos do Brasil e trocando experiência que enriquecem continuamente o trabalho engajado que desenvolve.O grupo já conquistou dezenas de premiações em vários festivais teatrais no Brasil.

CONCESSA EM "PENDURA E CAI"

GRUPO TRIPETREPE

BELO HORIZONTE

O público de Araçuaí terá a oportunidade de ver, novamente em cena, Cida Mendes fazendo sua hilária Concessa, desta vez às voltas com seus quatro filhos: Anderson Cleiton chateado pelos cantos, Marluce de emprego novo, Marcilene trancada nos estudos e Roberto Carlos com uma notícia que vai abalar a família.

NÃO PERCA: Concessa é criação da atriz Cida Mendes, que também assina o texto de ”Pendura e Cai“. Ganhadora do prêmio Multishow do Bom Humor brasileiro em 1997, Cida vem atuando em programas de televisão (Turma do Didi, Escolinha do Barulho, Boa Noite Brasil), no cinema (O Tronco e Uma Vida em Segredo) e, principalmente nos palcos, com seu festejado espetáculo ”Concessa Tecendo Prosa“.

Nenhum comentário: