27 outubro 2009

Edição de 2009




PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO

IV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE ARAÇUAÍ/MG

K-IAU EM CENA - 2010


DIA 06 DE JANEIRO DE 2010 - QUARTA

ÀS 20 HORAS

Espetáculo: “SÃO FRANCISCO DE ASSIS À FOZ”

Grupo: Cia Patuá

Belo Horizonte/MG

A encenação enfoca os dois São Francisco - homem e rio. Com dramaturgia poética, a peça não se limita à reconstituição de lendas da vida do santo ou a um discurso panfletário sobre preservação ecológica. A montagem São Francisco de Assis à Foz, com Glicério Rosário, coloca o Francisco-homem expressando-se de modo a subentender um discurso do Francisco-rio. O amor do homem a Deus até às últimas consequências, através do amor às pessoas e às coisas, transparece na integração de pessoas e regiões que o rio promove e na fonte de vida que ele representa. Na história do homem que encontra vários percalços em direção a Deus, os mesmos elementos sugerem sentidos ampliados no percurso do rio que encontra obstáculos para chegar ao mar.

Não Perca: A montagem tem como fontes inspiradoras o romance "O pobre de Deus", de Nikos Kazantzakis, a obra “O Irmão de Assis”, de Inácio Larrañaga, a Regra franciscana, materiais diversos sobre a vida do santo (pinturas, filmes, escritos recolhidos por cronistas da época). Esta peça recebeu o prêmio SESC/SATED 2009 de melhor espetáculo, melhor diretor e melhor ator da temporada mineira.

Criação e Atuação: Glicério Rosário. Diretores: Glicério Rosário e Geraldo Octaviano
Duração: 65 min - Classificação : 14 anos

DIA 07 DE JANEIRO DE 2010 - QUINTA

ÀS 20 HORAS

Espetáculo: " NINA E CARAMBOLA"
Grupo: Cia Casa Amarela
Catanduva/SP

Nina e Carambola é uma história sobre dois animais totalmente antagônicos: uma ratinha e um gato. Inimigos por natureza, vão ter que aprender a encontrar seu espaço para sobrevivência e descobrirem juntos uma maneira de conviverem apesar das diferenças.A peça é baseada em um livro chamado “Ficar Triste Não é Ruim”, que conta a história de uma ratinha cinza que perde seus pais numa noite chuvosa, após serem pegos em uma ratoeira.Idealizado para o público infantil, este sensível espetáculo emociona adultos e crianças.

Não Perca: Abordando o tema da perda e da frustração, a Cia constrói uma uma fábula sobre aceitação do outro, do diferente, tema essencial nestes dias marcados pela dificuldade em se conviver com as ‘diferenças’. A montagem coleciona críticas elogiosas do diretor paulista Sérgio Ferrara, do crítico Sebastião Milaré e da dramaturga Valderez Cardoso entre outros. O grupo já apresentou no “K-iau em Cena” o espetáculo “Candim – O Menino Portinari e o Sonho de Colorir o Brasil”. Ao longo de 14 anos, conquistou importantes prêmios do Teatro Brasileiro como o APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 1996, 1999 e 2002; três troféus Mambembe, e mais de 80 prêmios nos principais festivais de teatro do país.Em 2009 representou o Brasil em dois festivais internacionais em Portugal.
Criação e atuação: Drika Vieira e Carlinhos RodriguesDuração: 50 minutosClassificação: Livre

DIA 08 DE JANEIRO DE 2010 - SEXTA

ÀS 20 HORAS

Espetáculo: CIDADE DAS DONZELAS

Grupo: Troupp Pas D'argent

Cidade: Rio de Janeiro – RJ

Espetáculo baseado em fatos irreais, retrata com humor um sertão cheio de mistério e poesia, com tipos bem brasileiros e burlescos. Em uma montagem que se utiliza da linguagem de cordel a elementos da cultura contemporânea

Carolino um jovem andarilho, nascido em Juazeiro, viaja o mundo inteiro e, ao voltar para casa, resolve antes se embrenhar na Cidade das Donzelas no meio do sertão e se espanta ao ouvir falar que não existem nem homem ou mulher bonita naquele lugar. Lá, encontra mulheres mentirosas, maléficas e feias, que por gerações matam qualquer um que se atreva a adentrar o vilarejo. Anos depois, essa história cheia de mistérios e muito bom humor, é narrada por Franzilino, que também se hospeda na cidade.

Não Perca: O espetáculo, indicado ao Prêmio Shell, em 2008, pela pesquisa de movimento, recebeu mais de trinta prêmios em festivais de teatro em todo o país. A peça já esteve em cartaz em estados brasileiros como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul, além de apresentações no exterior – Argentina, Chile e Equador.

Elenco: Carolina Garcês, Lílian Meireles, Marcela Rodrigues, Natalie Rodrigues, Orlando Caldeira, Jorge Florenci - Texto e Direção: Marcela Rodrigues

Duração: 75 minutos - Classificação: 10 anos

DIA 09 DE JANEIRO DE 2010 - SÁBADO
ÀS 20 HORAS

Espetáculo: "POR QUE A CRIANÇA COZINHA NA POLENTA"

Grupo: Cia Mungunzá De Teatro

São Paulo/SP

A peça é centrada em uma menina adolescente que narra os percalços desta família circense exilada de seu país. Filha do palhaço e da mulher que se pendura pelos cabelos no circo, a irmã mais nova é distraída pela mais velha noite após noite, ouvindo a lenda romena na qual se cozinha a criança na polenta. Assim, as duas reinventam suas próprias vidas para se protegerem dos absurdos da realidade como o alcoolismo, abuso sexual e a violência presentes em seu cotidiano. A menina também conta das tentativas frustradas para realizar seu sonho de ser estrela de cinema e atriz de teatro

Os atores se revezam nos personagens da peça. Nascida em Bucareste, Aglaja Veteranyi, autora do texto, era também filha de artistas de circo e professora de teatro.

Não Perca: A história é narrada por uma criança que cresceu no período da ditadura de Ceausescu sob a repressora Cortina de Ferro adotada pela União Soviética. O único livro da escritora romena Aglaja Veteranyi (1962 – 2002) traduzido para o português, “Por que a criança cozinha na polenta” – nome que também leva a peça – , traz fortes aspectos autobiográficos de sua vida. O espetáculo arrebatou mais de duas dezenas de prêmios em diversos festivais brasileiros durante a temporada de 2009.

Elenco: Verônica Gentilin, Sandra Modesto, Virgínia Iglesias, Marcos Felipe e Lucas Beda. Direção e adaptação: Nelson Baskerville.

Duração: 80 minutos - Classificação: 15 anos

DIA 10 DE JANEIRO DE 2010 - DOMINGO

ÀS 20 HORAS

Espetáculo: MATCH DE IMPROVISAÇÃO

Grupo: Uma Companhia

Belo Horizonte/MG

Os atores-jogadores não sabem que espetáculo vão fazer. O público-torcida não sabe ao que vai assistir. Assim é o Match de improvisação. O trabalho provoca uma mistura entre teatro e esporte, em um jogo que evidencia, em cena, o universo cômico-lírico, a dramaturgia do ator e a "improvisação enquanto espetáculo", além de incentivar a participação do público, por meio de divertidas interações.

O Match é um formato criado no Canadá e praticado em vários países. No palco (ou pista de jogo), dois times improvisam a partir de títulos que o público dá, no início de cada apresentação. As cenas são criadas no mesmo instante, na presença dos espectadores, e jamais vão se repetir. É também a platéia quem elege o time vencedor, votando nas melhores improvisações. A cada noite, têm-se um espetáculo totalmente diferente; as improvisações são diferentes, os vencedores podem ser diferentes. Os espetáculos são sempre únicos.

Não Perca: Criado no Canadá em 1976 por Robert Gravel e Ivone Leduq, este tipo de teatro é atualmente praticado em vários países, adaptado a cada local e com diferentes referências esportivas, como o hockey, originalmente, e, no Brasil, com elementos do baseball, vôlei e futebol, usados para orientar os cenários e figurinos.

Elenco: Diogo Horta, Frederico Bottrel, Hortência Maia, Mariana Vasconcelos, Renata Corrêa, Tereza Gontijo. - Direção: Mariana Muniz-

Duração: 90 min - Classificação: Livre

DIA 11 DE JANEIRO DE 2010 - SEGUNDA

ÀS 20 HORAS

Espetáculo: SOBRE NÓS

Grupo: Uma Companhia

Belo Horizonte/MG

Sobre Nós é um espetáculo improvisado a partir de histórias contadas pelo público. A cada apresentaçao é criado um espetáculo diferente, com personagens e situações que nunca se repetem. Os atores constroem as cenas no exato instante em que o público as assiste. Os espectadores se tornam também co-criadores do espetáculo, convidados a narrar, para os atores-improvisadores, fatos cotidianos, ordinários ou extraordinários, que tenham vivenciado ou ouvido falar. Às histórias do público misturam-se relatos dos próprios atores, em um fragmentado jogo dramatúrgico que coloca em cheque os limites entre a realidade e a construção ficcional.

Para construir as cenas, os atores contam com a participação de um iluminador e de um músico em cena. Com a mesa de luz e um computador no palco, eles também improvisam. A ambientação e criação de atmosferas decorrentes deste trabalho são elementos fundamentais para a dramaturgia instantânea do espetáculo.

Não Perca: A companhia já realizou grandes eventos internacionais de improvisação em Belo Horizonte, com espetáculos, oficinas e debates. Em 2007, organizou o Encontro de Impro, trazendo o grupo espanhol Impromadrid ao Brasil. Em 2008, foi a vez do Fimpro (Festival Internacional de Improvisação Teatral), com participação dos grupos Colectivo Mamut (Chile), Complot Escena (México), Liga Profesional de Improvisación (Argentina) e Acción Impro (Colômbia).

Concepção: O grupo - Elenco: Diogo Horta, Frederico Bottrel, Hortência Maia, Mariana Vasconcelos, Renata Corrêa, Tereza Gontijo - Ator convidado: Assis Benevenuto - Direção: Mariana Muniz

Duração: 50 min - Classificação: 12 anos


DIA 12 DE JANEIRO DE 2010 – TERÇA

ÀS 20 HORAS

Espetáculo: LA MUTANTE VARIETÉ

Grupo: The Pambazos Bros

São Paulo/SP

La Mutante Varieté é um cabaré de variedades apresentado pelos Pambazos Bros. Composto por números cômicos e integrado por figuras bizarras do reino animal e vegetal, se trata de um espetáculo humorísticocircomusical.

Este espetáculo, assim como os circos antigos, tem uma estrutura de números (Siameses Sarlanga, Plantas Carnívoras e Chico Chicote e O Coelho Transgênico) e apresentadores (Kingston e Winston), usando a estética de "monstros simpáticos", lembrando, com humor, as "feiras de horrores" itinerantes que visitavam as cidades no começo de 1900 assustando e divertindo ao público.

Como selo inconfundível do grupo "The Pambazos Bros" também neste espetáculo a interação com a platéia é um elemento indispensável, fazendo com que ela se sinta representada e participante, essencial na construção deste espetáculo único.

Não Perca: Os Pambazos, que foram grandes atrações no 1° K-iau em Cena com o espetáculo”Magikamerluza”, estão de volta com seu humor escrachado e inteligente.

Sua nova montagem é garantia de diversão para toda a família. Os artistas já passaram por vários países da América, entre eles, Cuba, Uruguai, México, Venezuela e agora Brasil, onde chegam em 2004, após entrarem em contato com o grupo de pesquisa teatral LUME - com sede em Campinas.


Elenco: Diego Martinez , Jorge Zagarzazú - Direção: The Pambazos Bros

Música Original: Paulo Kishimoto

Duração: 50 minutos - Classificação : Livre


Nenhum comentário: