27 outubro 2009

Edição de 2008


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO

III FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE ARAÇUAÍ/MG

K-IAU EM CENA - 2008

"CACHORRO!”

GRUPO TEATRO INDEPENDENTE

RIO DE JANEIRO/RJ

A trama narra uma história de um triângulo amoroso composto por uma mulher e dois homens. O drama começa quando o noivo se conscientiza de que está em uma espécie de "sociedade amorosa". A partir daí, é criada uma situação de perigo constante e de desejo pelo proibido, o que faz com que os personagens se arrisquem cada vez mais.Com direção de Vinícius Arneiro, o espetáculo é uma livre adaptação do universo de Nelson Rodrigues e resulta de uma rigorosa pesquisa sobre o escritor. No elenco, estão os atores Carolina Pismel, Felipe Abib e Paulo Verlings.

Não Perca: "CACHORRO!" recebeu a indicação ao Prêmio Shell/2007 de Melhor Direção. Atualmente em turnê, o espetáculo ficou em temporada em São Paulo, percorreu onze cidades do Rio Grande Sul e participou de festivais como FIT - São José do Rio Preto (SP), São João Del Rey (MG), FITA - Angra dos Reis (RJ) e Recife(PE).

“HISTÓRIAS CANTANTES”


GRUPO ATRÁS DO PANO

NOVA LIMA/MG

Uma arena de brincadeiras é o termo utilizado pelo grupo para definir este trabalho.

Em cena, os atores prometem trazer as crianças para o jogo rítmico e corporal, através das estórias cantantes inspiradas na riqueza e diversidade da cultura popular brasileira. Resgatando mitos folclóricos, parlendas, cantigas e trava- línguas, as estórias são narradas a partir de brincadeiras e músicas, dispensando cenários e trocas de figurinos.

Através do reconto da estória do bumba-meu-boi, os atores do grupo dão lugar aos atores da platéia, que sobem ao palco e se entregam ao exercício do teatro. Em cena os artistas: Guda Coelho, Myriam Nacif e Paulo Thielmann.

Não perca: O Grupo Atrás do Pano sempre teve como característica de seus trabalhos a interatividade com o seu público, realizando jogos musicais e brincadeiras antes do espetáculo. Assim as crianças participam ativamente da apresentação, cantando e brincando. “AS GRANDES LONAS DO CÉU”

CIA CANDONGAS E OUTRAS FIRULAS

BELO HORIZONTE/MG

No início dos anos 70, o Grão-Circo Mandacaru Sonhador chega à fictícia cidade de Brogotó e encontra uma concorrência não esperada: a televisão. As pessoas não se encontram mais na praça para irem juntas ao circo, mas para assistirem à telinha. Com isso, os palhaços Pirulito e Rapadura e o mágico Manassés lutam para driblar as dificuldades e o preconceito do Cabo Sessenta, de Brogotó, que não gosta de artistas de circo, por que guarda um grande segredo de seu passado que envolve o circo e sua filha Prixele.

Não Perca: O espetáculo nasceu de vários meses de pesquisas e registros sobre o cotidiano de circenses, investigando a realidade triste e, ao mesmo tempo, fantástica dos Circos Tradicionais. Espetáculo contemplado com o Prêmio Myrian Muniz/ 2007 da Funarte.

”A TOALHA MÁGICA”

GRUPO ATRÁS DO PANO


NOVA LIMA/MG

Costurando diversas linguagens cênicas como o teatro de formas animadas, a música, a narrativa lúdica e interativa; tomando o ato de contar uma estória e ilustrando-a cenicamente, o Grupo realiza um espetáculo dinâmico capaz de envolver crianças e adultos no mundo mágico e imaginativo das estórias populares. Direção: Carlos Rocha. Dramaturgia: Carlos Rocha e Atrás do Pano.

Não Perca: O diretor Carlos Rocha foi fundador e diretor de espetáculos da Cia Sonho e Drama por aproximadamente 10 anos. Foi um dos idealizadores e o atual diretor-geral do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH).

“EL CID”

CIA FORTE DE TEATRO

BELO HORIZONTE/MG

"El Cid", ou "Senhor Batalhador", é o apelido de Rodrigo Diaz de Bivar, um nobre castelhano que viveu no século XI e se tornou um dos maiores heróis da história da Espanha.

A construção do Residencial "El Cid" e a curiosidade de seus operários pela história do nobre cavaleiro é o mote do espetáculo inspirado na peça "Cid" do dramaturgo francês Pierre Corneille(1606-1684), onde o jovem Rodrigo vive o dilema de vingar seu velho pai de uma grande ofensa de seu futuro sogro e perder para sempre sua amada Ximena.

O espetáculo tem direção e texto final de Carlos Delgado e no elenco Lucas Ferreira, Gláucia Enes, Daniel Furtado e Adão Magela. A concepção plástica é de Márcio Gato e a iluminação de Daniel Furtado

Não Perca: A montagem originalmente concebida para teatro de rua foi contemplada com o prêmio Myrian Muniz da Funarte que objetiva apoiar financeiramente a produção de grupos independentes de teatro, e a consolidação de companhias já existentes. A produção conta com o ator araçuiense Lucas Ferreira no papel título.

“ATRÁS DOS OLHOS DAS MENINAS SÉRIAS”

TRUPE PIERROT LUNAR

BELO HORIZONTE/MG

Saindo das páginas do premiado romance Falar, de Edmundo de Novaes Gomes, Atrás dos Olhos das Meninas Sérias é um texto ousado, que rompe alguns limites morais e transgride as relações afetivas e sexuais. No palco, os atores contam a conturbada história de Ana, uma mulher que durante anos e anos guardou consigo mágoas, ressentimentos e, um dia, decidiu falar tudo que reprimiu em sua vida. Na intenção de vingar a separação conjugal, seqüestra seu ex-marido e tortura-o física e verbalmente, expondo lembranças, segredos, experiências amorosas e sexuais.

Não Perca: A encenação centra-se na interpretação dos atores e na simplicidade das ações, o que destaca a importância do texto. Além disso, a disposição cenográfica inspira uma proximidade com o público, incitando reflexões sobre algumas questões contemporâneas do universo feminino e humano. O espetáculo esteve este ano no Festival de Curitiba, Festival de Teresina e Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte.

“CARTA DE UM PIRATA”

VINÍCIUS PIEDADE

SÃO PAULO/SP

Um pirata escreveu uma carta pra mãe há muito tempo, e o ator traz essa carta para o palco utilizando pra isso o essencial: corpo, voz e sensibilidade...

Na carta, o pirata mergulha na própria existência e traduz essas palavras em expressividade. A peça se passa em vários planos diferentes (de narrativa e estética): em um momento, o pirata está no mar em calmaria escrevendo a carta; em outro, o ator está no palco explicando quem eram os piratas.

A peça se passa, sobretudo, na linha tênue entre o ator e o pirata, em um mergulhar na essência humana de um ser apaixonadamente inconformado.Direção artística de Denise Stoklos.

Não Perca: As técnicas do Teatro Essencial de Denise Stoklos, como a desconstrução de gestos já estabelecidos, a variação de tom e volume de voz e as mudanças rítmicas são os alicerces do espetáculo.

“CANDIM

O MENINO PORTINARI E SEU SONHO DE COLORIR O BRASIL”

CIA DA CASA AMARELA

CATANDUVA/SP

O espetáculo mostra um pouco da infância do maior pintor brasileiro, Cândido Portinari. A peça retoma suas raízes em uma fazenda de café, em Brodósqui/SP, sua cidade natal, aonde o artista fez florescer sua pintura social. A peça narra a vida da menina Janelise, uma simples criança de rua, que vai ajudar o pintor a vencer o medo que todos nós temos de alguma coisa, de um sentimento, do passado ou do futuro. A companhia teatral é formada pelos atores Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues. "Candim", é um dos espetáculos mais premiados da companhia.

Não Perca: A notoriedade da Casa Amarela em todo o território brasileiro rendeu a Carlinhos e Drika mais de 80 prêmios, como os importantes três troféus da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e três Mambembes.

“MARIA LIRA”

GRUPO ÍCAROS DO VALE

ARAÇUAÍ/MG

A Peça Maria Lira conta a vida da pesquisadora, cantora e artesã Maria Lira Marques, expoente da cultura popular no Vale do Jequitinhonha, através de momentos marcantes de sua trajetória, como em sua relação com os pais, o encontro com Frei Chico e a formação do Coral Trovadores do Vale. Através de canções recolhidas na região, o espetáculo valoriza a rotina e os costumes do Vale.

A direção do espetáculo é do premiado dramaturgo, diretor, ator e escritor João das Neves.Elenco:Alberto Santos, Anderson Costa, Ângela Freire, Anna Esteves, Cleidilane Ferreira, Eslane Santos, Jailson Mendes, Lenita Luiz, Lorenza Rodrigues, Luciano Silveira, Niuxa Drago, Vanisa Silva, Walquiria Araújo.

Não Perca: O Ícaros foi o único grupo mineiro a se apresentar no Encontro Latino-americano de Teatro de Grupo, em São Paulo. Em seus quadros está João das Neves, artista premiado do teatro Brasileiro, tendo trabalhado no histórico Grupo Opinião, dos anos 70, e depois em projetos populares no Acre.

"A SAGA DO CABOCO CAPIROBA"

GRUPO TEATRO NEGRO E ATITUDE

BELO HORIZONTE/MG

Reconta a história do Brasil a partir de um ponto de vista não-oficial e popular: o dos colonizados. Inspirada no romance "Viva o povo Brasileiro", do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, a peça reconta a história do Brasil do ponto de vista de um "filho de índia com negro fugido". Sob a direção de Marcos Vogel, três atores se desdobram em mais de 10 personagens para contar uma história séria com criatividade e musicalidade. Direção: Marcos Vogel. Dramaturgia: João UbaldoRibeiro.

Não Perca: O espetáculo A Saga do Caboco Capiroba é a encenação do Capítulo 2 do romance Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras. O "alto nível de sua obra literária", "especialmente densa das culturas portuguesa, africanas e dos habitantes originais do Brasil" lhe conferiram o Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.

Nenhum comentário: